Ter folhas verdes sempre lavadas e prontas para o consumo dentro da geladeira é uma boa maneira de incentivar uma alimentação saudável em casa, já que você não terá desculpas para deixar de comê-las. Melhor ainda se elas permanecerem frescas e crocantes durante toda a semana.
Como guardar verdura
Pode ser rúcula, alface, salsinha, espinafre ou couve: o segredo para fazer as folhas durarem bastante é secá-las muito bem antes do armazenamento. A umidade deixa as folhas murchas, com aspecto desagradável, e faz com que se deteriorem mais rápido. Algumas dicas vão te ajudar a mantê-las frescas:
Lavar bem
Não é só pela praticidade: deixar as folhas já lavadas na geladeira ajuda a conservá-las. De acordo com a nutricionista Alyne Santin, o ideal é higienizar todas as verduras e legumes antes de guardá-los, para evitar a proliferação de bactérias dentro do refrigerador.
Para lavar corretamente, deixe as folhas por cinco minutos em uma solução de um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária. Depois, enxágue bem, uma a uma, para remover todos os resíduos.
Usar uma centrífuga manual
Depois de lavar, vem a parte mais difícil: enxugar bem as verduras antes de levar à geladeira. Qualquer gotinha de água pode fazer com que a refrigeração “queime” as folhas.
O jeito mais fácil é adquirir uma centrífuga manual para saladas e verduras – um utensílio de plástico geralmente disponível em lojas de departamento.
Separar com papel-toalha
Depois de secar bem as folhas, você pode guardá-las dentro de um saco plástico bem fechado. Mas existe outra maneira de fazê-las durarem ainda mais. Primeiro, forre um recipiente com papel-toalha e disponha uma camada de folhas.
Depois, acrescente outra camada de papel-toalha, e assim por diante. Na hora de fechar, acrescente mais um pedaço de papel entre as folhas e a tampa, para evitar que elas queimem no contato direto com o plástico. O papel-toalha vai evitar qualquer acúmulo de umidade. A cada dois dias, abra o pote para dar uma arejada e trocar o papel.
Guardar na parte de baixo
Armazenar folhas nas prateleiras superiores da geladeira pode fazer com que elas queimem ou congelem por causa do excesso de frio. A gaveta inferior, além de muitas vezes contar com uma tampa protetora, concentra menos ar gelado e aumenta a vida útil das verduras.