Bebida alcoólica não combina com dieta, mas isso não significa que você precisa ficar em abstinência total para emagrecer. É só escolher os drinques certos e, acima de tudo, beber com moderação.
Álcool pode na dieta?
Como explica a nutricionista Natasha Terra, o álcool é tão calórico quanto gorduras e carboidratos, com a diferença de que não contribui para fornecer energia ao corpo. No entanto, existem algumas bebidas mais calóricas do que outras.
Mas é possível combinar ingredientes que tragam algum benefício para o organismo, contribuindo também no processo de emagrecimento. Como a melancia, por exemplo, rica em nutrientes como vitamina C, manganês e magnésio.
Drink com melancia
Para se divertir sem sabotar a dieta, a melhor opção pode ser um drinque feito com frutas leves e bebidas não tão calóricas. A receita a seguir tem apenas 160 calorias. Como não leva açúcar e é feita com saque, destilado de sabor suave, o preparo se torna menos calórico até do que uma caipirinha de limão – que pode ter, em média 300 kcal.
Ingredientes
- 50 ml de saquê (70 calorias)
- 20 ml de licor Curaçau Red (60 calorias)
- 3 cubos de melancia (30 calorias)
- Gelo
Modo de preparo
Coloque os cubos de melancia dentro de um shaker e adicione o saquê e o licor. Amasse bem. Acrescente o gelo e bata. Coe a mistura e sirva em um copo com gelo, decorado com uma fatia de melancia.
Para minimizar os efeitos do álcool, além de consumir com moderação, é importante ingerir bastante água e se alimentar bem antes de beber o drinque, de preferência com refeições ricas em fibras, para reduzir o pico de glicose no sangue.
*Receita desenvolvida pelo mestre Derivan a convite da Sake Thikara