Como fazer refogados sem usar uma gota de óleo

por | jun 30, 2016 | Receitas

Assim como é possível grelhar carnes, frangos e peixes usando apenas água, também podemos refogar vegetais e verduras com a mesma técnica, sem utilizar nem uma gota de óleo.

Leia também:
Como “fritar” frango e carne sem óleo
Receita de batata assada de micro-ondas
Açúcar ou gordura: qual o maior vilão?

A dica a seguir vale para muitos alimentos: alho, cebola, couve manteiga, abobrinha, brócolis, cenoura, berinjela, couve-flor, espinafre, etc. Você pode, inclusive, preparar arroz e feijão com esse método. Suas preparações ficarão muito mais saudáveis e igualmente saborosas.

Fritar sem óleo

Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Ponha o alimento.

Crédito: Thinkstock

Se você for preparar um refogado com vários vegetais, é preferível incluir primeiro aqueles que possuem um teor maior de água. É o caso do alho, da cebola, da berinjela, da abobrinha, do pimentão, etc. Depois de aquecidos, eles começam a soltar o suco, ajudando no cozimento.

Crédito: Thinkstock

O brócolis, por outro lado, é um legume que não possui tantos líquidos, portanto deve ser incluído depois.

Crédito: Thinkstock

Depois que os legumes já estiverem levemente tostados, coloque cerca de um dedo de água em temperatura ambiente. Continue mexendo para não deixar queimar.

Crédito: Thinkstock

É normal sair um pouco mais de fumaça, já que você não está usando nenhuma gordura. Quando sentir que os legumes estão grudando no fundo da panela, adicione mais um dedo de água e continue assim até que estejam no ponto do seu gosto.

Crédito: Thinkstock

Para fazer arroz e feijão, o processo para refogar o alho e a cebola é exatamente o mesmo.

Crédito: Thinkstock

Você também pode usar essa técnica para refogar couve-manteiga. ‘Frite’ o alho na água e inclua a verdura picadinha. Deixe murchar e adicione um pouquinho mais de água.

Crédito: Thinkstock