Muito sal no feijão pode dar a impressão de que se estragou a preparação – mas isso não é verdade
Na hora de fazer aquela feijoada completa ou mesmo o feijão básico do dia a dia, é comum se perder na quantidade de sal, especialmente se alguns dos ingredientes já estiverem salgados – como o charque, por exemplo. Existe, porém, um truque para salvar feijão muito salgado.
Não precisa se desesperar: exagerar no sal do feijão não é o fim do mundo. Embora seja impossível retirar o excesso de tempero, há uma maneira bem simples de neutralizar este erro.
Exagerou ao colocar sal no feijão? Saiba o que fazer
“Botar mais água no feijão”, ditado para visitar inesperadas, pode funcionar, mas existe ainda outro truque bem fácil para neutralizar um feijão que salgou demais.
Para salvar a preparação, basta pingar algumas gotas de limão na panela do feijão, fechar e deixar ferver mais um pouco. Ao experimentar novamente, você perceberá que a acidez da fruta ajudou a equilibrar o sal na receita.
A dica está descrita no livro Sebastiana Quebra-Galho, da Editora Record. O truque também funciona ao contrário: caso a acidez de um prato esteja muito pronunciada – como um vinagrete com muito limão, por exemplo – uma pitada a mais de sal ajuda a equilibrar o sabor e salvar seu prato!
É importante, porém, tomar cuidado. Muito limão pode levar a uma preparação azeda, que fica até mais desagradável que o excesso de sal no feijão. Por isso, lembre-se: além de maneirar no sal da próxima vez que cozinhar esse alimento, também manere no limão para salvá-la. Algumas gotinhas bastam!