Helena Rizzo, jurada do “MasterChef”, já foi modelo e hoje é sócia de atriz global: história

por | maio 27, 2022 | Novidades

Quando Helena Rizzo foi anunciada como substituta de Paola Carosella no reality culinário “MasterChef”, pouca gente conhecia a cozinheira gaúcha. Seu nome, no entanto, já era bastante popular e celebrado no universo gastronômico. E não à toa.

https://www.instagram.com/p/CXepsoKlGfy/

Helena Rizzo é a única chef mulher à frente de um dos 14 restaurantes brasileiros condecorados com estrela do Guia Michelin, uma das principais e maiores premiações do mundo da gastronomia. Desde 2006 ela comanda o Maní, empreendimento culinário que tem como um dos sócios a atriz e apresentadora Fernanda Lima.

Por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014, Helena foi eleita a melhor chef do mundo pela revista Restaurant. A mesma publicação colocou o Maní no 36º lugar de melhor restaurante do planeta e entre os 10 melhores da América Latina.

Conheça a história de Helena Rizzo

Antes de se interessar por gastronomia, Helena Rizzo passou um breve período cursando Arquitetura e, aos 18 anos, decidiu abandonar a faculdade para ser modelo fotográfica em São Paulo. Foi nessa época, inclusive, que a chef se tornou amiga de Fernanda Lima, também em começo de carreira.

https://www.instagram.com/p/CWbnJM7lICB/

Enquanto fazia alguns trabalhos como modelo, Helena foi garçonete, fez estágio como cozinheira e percebeu que sua paixão real estava na culinária. Aos 21 anos de idade, se mudou para a Europa e passou a trabalhar em restaurantes renomados.

Em 2004, Helena voltou ao Brasil e decidiu que era hora de abrir seu próprio restaurante. Maní foi inaugurado em 2006, marcado por uma cozinha contemporânea baseada em ingredientes bem brasileiros. Onze anos depois, o empreendimento receberia sua estrela Michelin.

Relação entre Helena Rizzo e Fernanda Lima

A amizade e a parceria nos negócios entre Helena Rizzo e Fernanda Lima são antigas. Foi a apresentadora que ajudou a chef no início da carreira de modelo e, mais tarde, a incentivou a abrir um restaurante.

https://www.instagram.com/p/yPQmDRozMR/

Em 2001, Fernanda Lima já se interessava por uma alimentação mais natural e orgânica e, com o amigo Pedro Paulo Diniz, passou a vislumbrar a ideia de um restaurante que atendesse esses requisitos. Os planos começaram a ganhar forma pouco tempo depois, quando a apresentadora fez uma visita à Helena, que na época vivia em Barcelona, na Espanha.

https://www.instagram.com/p/B8rP7kipIkk/

Dois anos depois de retornar ao Brasil, Helena Rizzo abriu o Maní, que até hoje tem como sócios Fernanda Lima, o empresário Pedro Paulo Diniz e Giovana Baggio, que cuida da administração.

https://www.instagram.com/p/CLUGvqZpAEZ/

Descobertas gastronômicas