Carne moída sequinha versus molhadinha: veja dicas de como fazer cada um dos preparos

por | out 3, 2022 | Dicas de cozinha

Saborosa e versátil, a carne moída pode receber os mais variados temperos e render inúmeros pratos, mas, enquanto alguns requerem um preparo mais sequinho, outros ficam melhores quando a carne está mais molhadinha (além, é claro, das preferências pessoais). Veja dicas de como fazer carne moída dos dois jeitos:

Como fazer carne moída sequinha

Para preparar uma carne moída sequinha – ideal, por exemplo, para usar no preparo de quibe ou pastel, salgados e panquecas – o indicado é optar por cortes com menos gordura, como patinho, coxão duro ou coxão mole, por exemplo.

Para este tipo de preparo, é aconselhável retirar a peça da geladeira com cerca de 20 minutos de antecedência – e ela deve ir para a panela em temperatura ambiente para não soltar muito líquido e ficar mais sequinha e douradinha.

Carne moída
vinicef/Istock

A carne moída deve ser sempre preparada em uma panela bem quente, assim ela doura mais rapidamente em vez de cozinhar no próprio líquido. Para a carne moída sequinha, mantenha a panela sem tampa, permitindo que os líquidos evaporem.

Ao final do preparo, se houver excesso de gordura e líquido, é possível usar uma peneira para escorrer e, então, retornar a carne para a panela, deixando que ela seque mais um pouco. Além disso, também é possível colocar uma fatia de pão amanhecido sobre a preparação para que ele absorva parte do líquido.

Como fazer carne moída molhadinha

Perfeita para acompanhar escondidinho, polenta, molho de macarrão e lasanha, por exemplo, a carne moída molhadinha e suculenta deve ser preparada com cortes um pouco mais gordurosos, como acém, por exemplo.

No caso da carne moída molhadinha, ela deve ser cozida em fogo baixo para que os sucos não evaporem tão rapidamente. É indicado ainda manter a panela tampada durante a maior parte de tempo.

Além de deixar a carne moída suculenta com a adição de molho ou extrato de tomate, aposte também no truque da farinha de trigo: quando a carne crua começar a dourar na panela, acrescente cerca de 1 colher (sopa) do ingrediente e misture bem para cozinhar. Em seguida, acrescente um pouco de água e mexa. A técnica, que na culinária francesa ganha o nome de “singer”, deixa o molho cremoso e encorpado.

Dicas e truques culinários