Semelhante a um besouro bem pequeno, o caruncho é um tipo de inseto relativamente comum nos lares, especialmente em cozinhas e despensas. Isso porque ele costuma depositar seus ovos em alimentos como arroz, feijão, cereais, grãos em geral e até mesmo em produtos industrializados. Mas, afinal, como evitar carunchos?
Como não se espalham por áreas contaminadas, os carunchos não trazem riscos à saúde e não provocam doenças, mas a presença desses insetos pode indicar falta de higiene do local de armazenamento. Veja dicas simples para acabar com carunchos na cozinha:
Carunchos: como evitar e eliminar
Triagem e higienização
Se você observar a presença de carunchos em algum alimento guardado na cozinha, comece retirando tudo dos armários e verifique se há outras embalagens perfuradas ou sem lacre. Em seguida, higienize o móvel e as prateleiras com um aspirador de pó, passe uma esponja umedecida em água e sabão e finalize com um pano seco. Importante: após a faxina, deixe as portas do armário abertas para arejar.
“Poção” caseira é técnica de como evitar carunchos
Soluções caseiras também podem ser úteis para combater os carunchos na cozinha. Experimente deixar dentro dos armários um potinho sem tampa com borra de café e faça a troca a cada 15 dias.
Use potes herméticos
Depois de fazer a limpeza dos armários, procure manter os alimentos em potes com tampa, caso o aparecimento de carunchos seja muito frequente na sua cozinha ou despensa.
Evite a umidade na despensa
Carunchos são favorecidos por ambientes úmidos. Portanto, sempre que possível, mantenha por um período as portas dos armários abertas para que o espaço fique arejado. É válido também se certificar de que não há problemas de vazamentos no cômodo.