Saboroso e perfumado, o azeite aromatizado com ervas pode ser usado em refogados, para temperar saladas e risotos e até mesmo para acompanhar um pão artesanal.
É muito fácil fazer azeite aromatizado em casa, mas existem algumas regras básicas que precisam ser seguidas para garantir sabor e durabilidade ao produto.
Como fazer azeite aromatizado com ervas
Alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, enfim, são várias opções de ervas frescas que podem aromatizar o azeite.
Independentemente da erva escolhida, o importante é que ela seja muito bem higienizada e esteja completamente seca. Quanto mais seca a erva, maior a durabilidade do azeite.
O azeite deve ser mantido em um recipiente de vidro esterilizado para evitar contaminação. Para isso, aqueça o vidro em água fervente por 20 minutos. O recipiente também pode ser esterilizado no micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro do vidro e aqueça por 2 minutos.
Os vidros devem secar naturalmente e completamente, pois qualquer umidade pode embolorar e estragar o azeite em poucos dias.
Coloque a erva desejada dentro do recipiente e prepare o azeite, aquecendo-o levemente em uma frigideira, sem deixar ferver. Despeje o azeite sobre as ervas no vidro e tampe.
O vidro com azeite aromatizado deve descansar por pelo menos 4 dias antes de ser consumido. O ideal é deixar o recipiente em um local seco e sem luz, como dentro do armário da cozinha, por exemplo.
O prazo de validade do azeite aromatizado feito em casa é inferior ao do produto industrializado. Ainda assim, ele dura cerca de 2 meses.