Para fazer macarrão, basta tirar a massa da embalagem, colocar na água, esperar alguns minutos e pronto, certo? Bom, não exatamente. O macarrão perfeito, cremoso, soltinho e al dente exige mais atenção do que muita gente imagina. Veja erros comuns no preparo que você comete sem saber:
Erros comuns na hora de fazer macarrão
1. Escorrer toda a água do macarrão antes de finalizar o prato
Nunca transfira toda a massa da panela diretamente para o escorredor sem reservar pelo menos 1 xícara da água do cozimento. Ela é fundamental na hora de finalizar o prato e garantir um macarrão cremoso.
Já notou que, ao fim do cozimento do macarrão, a água da panela fica branquinha? Ela perde a transparência porque ficou com amido que se desprendeu da massa. Esse líquido, portanto, funciona como uma espécie de espessante para a preparação.
Na hora de incorporar o macarrão ao molho em uma panela, adicione ao preparo cerca de uma concha da água de cozimento e misture bem até atingir a textura desejada.
A “técnica” vale para todos os tipos de molho (até alho e óleo) e é, inclusive, um grande truque usado para cozinhar o ovo sem que ele se aglutine na hora de preparar o macarrão à carbonara.
2. Colocar azeite na água do macarrão é erro comum
O hábito antigo de colocar óleo na água do macarrão para evitar que a massa fique grudada realmente tem o efeito desejado, mas traz uma consequência ruim se a ideia é incorporá-la a um molho. Isso porque a gordura cria uma espécie de película em torno da massa.
Envolvido por óleo, o macarrão fica escorregadio e acaba não se misturando tão bem aos molhos. O resultado é uma massa menos saborosa e “separada” do molho.
Para evitar que o macarrão grude durante o cozimento, o mais importante é que a água esteja bastante quente e borbulhando, já que é o movimento da fervura que vai impedir a massa de grudar.
3. Erro na temperatura e na quantidade da água
Como citado no item anterior, a água deve estar bem quente, com bolhas grandes de fervura, para receber a massa. Além de garantir o cozimento correto de acordo com o tempo indicado na embalagem, a movimentação evita que o macarrão fique grudado.
E é por isso também que a quantidade de água para fazer macarrão deve ser abundante. A panela deve estar cheia, com água suficiente para cobrir toda a massa.
4. Jogar o molho por cima em vez de incorporar na panela
Para garantir uma massa realmente cremosa, em vez de colocar a preparação no prato e jogar o molho por cima, transfira o macarrão para a panela para que ele termine de cozinhar no molho e, assim, incorporar todos os sabores.
É importante lembrar que o processo de incorporar a massa ao molho na panela segue cozinhando o macarrão, então é interessante deixar o alimento na água fervente por alguns minutos a menos do que o indicado na embalagem. Desta forma, o cozimento é finalizado no molho.