Verdadeira estrela da ceia de Natal, o peru tem um sabor delicioso e marcante, mas sua carne pode ficar ressecado e sem graça por ser uma carne com pouca gordura. É possível, porém, impedir que isso aconteça – e estas dicas vão te ajudar a servir uma ave molhadinha, saborosa e dourada na medida certa:
Como preparar o Peru sem ressecar
Marinada para deixar a carne suculenta
Além de temperar, a marinada ainda ajuda a deixar o peru de Natal bem mais macio e suculento. Coloque a ave em uma tigela grande e já tempere com sal, pimenta-do-reino, páprica, louro, tomilho, salsinha e demais ervas e especiarias de sua preferência. Adicione 1 xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de vinho branco e o suco de 3 laranjas.
Cubra a tigela com um plástico filme e deixe a ave descansando na geladeira por 24 horas. O longo período de marinada é fundamental para que a carne absorva por completo os temperos e os líquidos.
Capriche na manteiga
Para deixar a carne do peru ainda mais suculenta, aposte no truque da manteiga: espalhe o ingrediente por toda a ave, inclusive na cavidade interna e nos espaços entre a carne e a pele. A manteiga ajuda a manter o alimento mais úmido e suculento enquanto ele assa.
Aposte em um recheio molhadinho
Aposte em alimentos que soltam líquidos e gordura para rechear o peru. Fazer uma mistura com cebolas, maçãs, açúcar mascavo e bacon, por exemplo, dá sabor extra e garante uma preparação mais úmida e suculenta.
Asse corretamente
Coloque o peru em uma assadeira grande com parte do líquido da marinada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse por cerca de 2 horas. Na metade do tempo, banhe a ave com um pouco do caldo que se formou na assadeira. Passadas as 2 horas, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos, até dourar.