Apesar de não ser um prato difícil de fazer, o risoto é considerado trabalhoso por exigir vigilância constante. A técnica tradicional, de mexer o arroz sem parar, ainda é a mais aceita pela maioria dos chefs de cozinha, mas existe outra forma simples e prática de preparar a receita, sem a necessidade de ficar o tempo todo colado no fogão.
Como fazer risoto: técnica mais simples
O risoto deve sempre ser preparado em uma panela robusta, ou seja, feita de ferro ou de inox com fundo triplo. A panela de fundo fino aumenta o risco de os grãos grudarem, fazendo com que você precise mexer o tempo todo. Outro detalhe importante é manter o fogo baixo o tempo todo.
Aqueça a panela com um pouco de azeite, refogue cebola e alho e adicione o arroz próprio para risoto. Mexa por cerca de 2 minutos até que os grãos fiquem completamente selados e em contato com a gordura.
Em seguida, coloque um pouco de vinho para trazer acidez e, quando o álcool evaporar, junte o caldo de sua preferência. Nesse momento, pode parar de mexer e deixar o arroz secar.
Adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado e, agora sim, mexa vigorosamente para que o risoto fique cremoso e aveludado. Ajuste o sal e os demais temperos desejados e, se achar necessário, adicione um pouco mais do caldo até acertar o ponto.