Mesmo quem mantém a geladeira sempre limpa e organizada pode dar menos atenção à forma como os alimentos são armazenados no congelador. Pouca gente sabe, por exemplo, que comidas deixadas de qualquer jeito no freezer também podem ser fontes de contaminação.
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos, também chamado Food Research Center (FoRC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, mostrou que uma parcela expressiva da população adota medidas inadequadas na hora de higienizar e guardar alimentos.
Com base no levantamento, feito com 5 mil pessoas de todos os estados brasileiros, os pesquisadores elaboraram uma cartilha que ensina como lavar frutas e verduras, além de orientar as melhores maneiras de armazenar os alimentos na geladeira e no congelador.
Jeito certo de guardar comida no congelador
De acordo com os estudiosos, é muito importante separar alimentos prontos dos alimentos crus no congelador. Esta é a melhor forma de evitar contaminação cruzada, que pode provocar problemas de saúde.
No caso do congelamento de marmitas, lembre-se sempre de colocar etiquetas com as datas em que elas foram preparadas. Assim fica mais fácil ter controle da validade de cada uma.
Por fim, os pesquisadores apontam que os alimentos devem ser congelados em porções pequenas. Afinal, uma vez que a comida é descongelada (sempre no refrigerador e nunca em temperatura ambiente), ela não deve mais voltar ao freezer.