Como usar papel alumínio na airfryer de forma correta: dicas para não danificar o aparelho

Pode colocar papel alumínio na airfryer? A dúvida é bastante comum entre usuários da fritadeira elétrica, mas a resposta não é tão definitiva: depende.

O uso do papel alumínio no aparelho apenas para evitar sujeira, por exemplo, não é recomendável. Por outro lado, a medida pode, ser, sim adotada quando indicada em uma receita.

Veja quando usar ou não papel alumínio na airfryer:

Como usar papel alumínio na airfryer

Rolo de papel alumínio
nzfhatipoglu/Istock

O cesto da airfryer não é todo furadinho à toa: os orifícios garantem que o alimento preparado receba calor por todos os lados e, assim, cozinhe mais rapidamente e por igual. Além disso, os orifícios fazem com que o excesso de gordura escorra para o fundo do aparelho, garantindo uma preparação mais leve e saudável.

Portanto, bloquear o cesto da fritadeira elétrica apenas para não ter de lavar o equipamento não é uma boa ideia. O cozimento pode ser comprometido e o alimento pode acabar tão gorduroso quanto estaria se fosse preparado com óleo, indo contra um dos principais objetivos da airfryer.

O papel alumínio só deve ser colocado na airfryer quando pedido na receita, como em preparações de bolos, carnes e molhos, por exemplo. Ainda assim, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar acidentes e danos ao aparelho.

Preparações na fritadeira elétrica
Marcio Binow Da Silva/Istock

Ao usar papel alumínio na fritadeira elétrica, certifique-se que ele não ultrapasse as bordas do cesto e que esteja bem fixo no aparelho. Se a receita permitir, use papel alumínio somente no fundo da cesta ou para embalar o alimento. Isso faz com que o fluxo de ar quente circule o suficiente para garantir cozimento adequado.

Importante: nunca deixe a airfryer ligada com papel alumínio e sem alimento, já que ele pode acabar sendo sugado pelas hélices e danificar o aparelho.

Receitas para fazer na airfryer