Seu pote de plástico pode ir ao micro-ondas? Número impresso nele ajuda a descobrir

Apesar de o mais recomendado ser não levar os potes de plásticos ao micro-ondas, muita gente ainda adota esse hábito. Mas, afinal, qual tipo de pote de plástico pode ir no micro-ondas?

Alguns desses produtos já vêm informando que é seguro para aquecimento nesse eletrodoméstico. Outros são mais “misteriosos” – mas alguns códigos na própria embalagem ajudam a descobrir. Veja como descobrir qual recipiente é um aliado melhor na hora de aquecer os alimentos dessa maneira.

Como saber se o pote de plástico pode ir no micro-ondas

Toda embalagem plástica, até a garrafa pet do refrigerante, tem um número impresso que nada mais é que um código para dizer qual tipo de plástico a compõe.

pote de plástico pode ir no micro-ondas
Potes de plástico com alimentos (Crédito: Freepik)

Alguns não têm nada a ver com a alimentação, como o que faz canos de PVC, mas outros podem ser um bom indicativo do que estamos colocando em nosso corpo indiretamente. São eles:

  • Número 1: PET
  • Número 2: Polietilenos de alta densidade
  • Número 3: PVC
  • Número 4: Polietilenos de baixa densidade
  • Número 5: Polipropilenos
  • Número 6: Poliestiremo
  • Número 7: Outros

Se o pote tem o número 5 dentro de um triângulo desenhado com setas, significa que ele é feito de plástico polipropileno, um material resistente ao calor que não deforma e libera menos substâncias tóxicas.

Pote de plástico no micro-ondas faz mal?

Potes para usar na cozinha (Crédito: Nataliya Vaitkevich/Pexels)

Caso o número no interior do triângulo seja o 7, indica que pode estar presente qualquer plástico que não os descritos pelos números de 1 a 6. Com isso, pode haver presença de BPA (bisfenol A) em sua composição.

Essa substância é liberada durante o aquecimento do recipiente e pode gerar problemas de saúde que variam de alterações gastrintestinais a malformação fetal.

Outro símbolo que pode ajudar é o que indica “BPA free” ou “Livre de BPA”, que também traz mais segurança ao expor o pote a altas temperaturas.

Dicas de cozinha