Tão saborosa quanto versátil, já que combina com feijoada, abóbora, escondidinho e até salgados, a carne seca precisa ser dessalgada, independentemente da preparação. Se você não encontrar a versão desfiada e sem sal no supermercado, saiba que pode fazer em casa a dessalga – e este é o passo a passo para isso:
Passo a passo para dessalgar carne seca
Método convencional
O primeiro passo é cortar a peça de carne seca em pedaços médios, de cerca de 7 cm. O tamanho do corte interfere no resultado: se ficar pequeno demais, o alimento tende a ficar sem gosto. Em pedaços muito grandes, a carne permanece muito salgada.
Em seguida, coloque os pedaços de carne seca em uma tigela grande e cubra-os com água. Leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas. Durante esse tempo, troque a água pelo menos duas vezes e mantenha no refrigerador.
Depois das 12 horas, corte um pedacinho da carne e experimente. Caso ela ainda esteja salgada demais, troque novamente a água e deixe de molho na geladeira por mais algumas horas.
Dessalga rápida de carne seca
Existe ainda um método bem mais rápido de dessalgar carne seca, sem a necessidade do molho. O procedimento, no entanto, é um pouco mais trabalhoso.
Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos. O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.