Queijo quente cremoso: como incrementar sanduíche com recheio “desmanchando” e crostinha crocante

Tostado na frigideira, grelhado, assado ou mesmo prensado na sanduicheira, o sempre irresistível sanduíche de queijo quente não é versátil apenas no modo de preparo. Ele pode ganhar temperos diferentes, ingredientes extras e até ficar ainda mais cremoso com um truque bem simples.

Como fazer queijo quente cremoso

Não existe uma receita única de queijo quente. Basicamente, basta passar um pouco de manteiga em duas fatias de pão de fôrma, rechear com queijo muçarela e levar à uma frigideira antiaderente para tostar. Para garantir pão douradinho e queijo bem derretido, coloque uma tampa sobre a frigideira, aqueça por cerca de 2 minutos de cada lado e pronto.

Sanduíche de queijo quente
wideonet/Istock

Para fazer um sanduíche de queijo quente ainda mais cremoso, o truque simples é, além da manteiga, adicionar no pão uma fina camada de requeijão. O ingrediente extra não interfere muito no sabor, mas faz toda a diferença no recheio da preparação.

Queijo quente com crosta de parmesão

Outra forma simples de incrementar o queijo quente é fazer uma crostinha dourada e crocante com parmesão. O resultado fica ainda mais interessante quando o sanduíche leva a camada extra de requeijão, já que garante uma incrível combinação de texturas.

Para fazer a cobertura, basta aquecer a frigideira e, antes de colocar o pão, polvilhar sobre o utensílio um pouco de queijo parmesão ralado e, sobre ele, o sanduíche já recheado com muçarela e requeijão.

Sanduíche de queijo quente
ALLEKO/Istock

Para que o parmesão fique bem preso ao pão, coloque um utensílio pesado sobre o sanduíche (como uma panelinha de ferro, por exemplo) para prensar e ajudar o queijo a derreter. Mantenha no fogo por cerca de 2 minutos, até dourar, e repita o processo do outro lado do pão.

Dicas e truques culinários