Processo simples irá te ajudar a ter legumes sempre frescos em casa para variar no cardápio
Ter legumes congelados em casa pode ser uma ótima maneira de variar o cardápio e fazer pratos mais nutritivos. No entanto, para manter as características de cada alimento, é importante ter alguns cuidados. Para congelar brócolis, por exemplo, você deve fazer um processo de branqueamento. Veja como!
Como congelar brócolis
Antes de iniciar o processo de branqueamento, o mais indicado é higienizar adequadamente o brócolis e separá-lo em floretes. Então, leve água para ferver em uma panela e, quando começar a formar bolhas leves, coloque uma colher de sopa de sal.
Os floretes de brócolis devem ficar na água quente só até realçarem a cor verde e, em seguida, devem ser transferidos para um recipiente com água e muito gelo para cessar o cozimento. Mas, atenção: não deixe na água por muito tempo para que o vegetal não absorva esse líquido.
Depois, basta secar bem e levar para o congelador. Dê preferência por não sobrepor os floretes para facilitar depois o processo de descongelar.
Veja o passo a passo abaixo:
O brócolis pode durar até seis meses no congelador após ser branqueado, mas ser finalizado antes de ser consumido. Você pode ainda preparar algum processo como assar, grelhar, cozinhar no vapor e congelar o legume já pronto. Desta maneira, basta descongelar e esquentar para consumir.