Evite acidentes na cozinha ao aprender a manusear esse tipo de panela da maneira correta
Quando o assunto é panela de pressão, todo cuidado é pouco. Afinal, ela pode de fato ser a causadora de grandes acidentes dentro da cozinha.
No entanto, quando a panela de pressão não quer abrir, você deve redobrar a sua atenção. Veja o que fazer em casos como esse para solucionar o problema de maneira segura.
O que fazer quando a panela de pressão não quer abrir?
O que mantém a panela de pressão bem fechada, nada mais é do que o vapor que está dentro dela. É ele também, aliás, o responsável por explosões desse instrumento da cozinha.
Por isso, o ponto inicial que você deve ter ciência é que a pressão deve sair naturalmente. Não é indicado levantar a válvula, por exemplo, pois isso pode causar queimaduras com o ar quente ou até mesmo explosões.
Como o que gerou a pressão dentro da panela foi o calor, será a diminuição da temperatura que fará o efeito contrário. Então, desligar o fogo e aguardar é o mais recomendado.
Algumas pessoas optam por colocar a panela de pressão embaixo da torneira de água fria para acelerar o processo. No entanto, isso também pode causar um choque térmico e um acidente decorrente disso.
O melhor, então, é ter paciência e evitar mexer. Quando levantar o pino e não ouvir mais chiado algum, você poderá, enfim, tirar a tampa da panela.