O tipo de cocção irá te ajudar a escolher os ingredientes certos para dar mais sabor à receita
Alimento bastante presente na dieta do brasileiro, a carne é preparada das mais diferentes maneiras para ser incluída na refeição de todo dia. Ainda que seja possível dar sabor a um corte de carne simplesmente usando sal e pimenta do reino, seu preparo na panela, grelha, frigideira ou forno pode ser previamente receber outros ingredientes aromáticos
Para acertar no tempero, tudo vai depender do corte e, claro, do resultado desejado. A seguir, descubra como melhor temperar a carne nas variadas formas de cocção.
Dicas para temperar carne
Ao fritar ou grelhar
Por causa das altas temperaturas, o melhor para tipo de preparação é usar temperos secos como as ervas desidratas (tomilho, alecrim, orégano, salsa) e os condimentos em pó (noz moscada, páprica, pimenta calabresa e até canela), por exemplo. Para finalizar, as ervas frescas como coentro e salsinha são ótimas combinações.
Preparações ensopadas ou cozidas
Preparo que vai muito bem com a marinada de temperos, carnes ensopadas combinam com temperos de sabor intenso, como alho, cebola, cominho, louro, tomilho, orégano, páprica (doce ou picante), colorau, curry e pimenta preta. Da mesma forma, use o cheiro verde picado na finalização.
Para cortes assados
As carnes assadas ficam mais suculentas se besuntadas em algum ingrediente rico em gordura (azeite, maionese e/ou manteiga). Você pode usá-lo, por exemplo, como base para uma pasta temperada com ervas desidratadas e aromáticas como tomilho, cominho, alecrim e orégano, além de mostarda em pó, pimenta, alho e cebola.
Assada na brasa ou defumada
Normalmente, o tradicional churrasco é temperado apenas com sal grosso, que sozinho já é capaz de realçar o sabor das carnes. Porém, carnes na brasa e defumadas combinam com temperos simples, como alho, alecrim, tomilho e pimenta do reino moída na hora.