Saiba o que você deve priorizar na hora de escolher o corte para o preparo do molho
Está planejando fazer uma lasanha e não sabe qual a melhor carne para fazer o molho? Saiba que existem algumas opções para variar o sabor e também o custo-benefício da sua receita.
No Brasil, é muito comum considerarmos que o molho encorpado de guisado se chama bolonhesa, mas ele também pode ser um delicioso ragu. O nome vem do francês ragoût, mas são os italianos que mais o reverenciam em sua culinária. Na teoria, ele se difere de um molho comum por causa do uso de uma proteína e do longo cozimento. É graças a essa cocção lenta de cerca de até três horas, que os sabores se intensificam e a carne fica invariavelmente macia.
Qual a melhor carne para lasanha?
Por isso, se o ragu é um molho mais encorpado e espesso, seu melhor complemento é as preparações com massa, como a lasanha. Assim, alguns cortes podem ter um bom custo-benefício já que a ideia é cozinhar o molho por algumas horas em fogo baixo.
Se levar em consideração que moer é um recurso para quebrar as fibras e também amaciar a carne, como regra geral, não vale a pena moer cortes mais caros e sem muita gordura, pois seria pouco saboroso e proveitoso. Gordura é um fator importante dependendo do prato que você vai preparar.
Há quem tenha um corte de carne preferido para fazer moído, mas, segundo especialistas, acerta mais quem escolhe o ingrediente de acordo com a receita que será preparada. Por isso, para fazer um molho a bolonhesa daqueles que passam horas cozinhando, carnes como o músculo, paleta (também conhecido como braço), acém e patinho rendem excelentes molhos. Além disso, equilibram bem a equação entre proteína, gordura e custo.
Desfrute da sua panela de pressão