Frutas na lancheira da criança: tem um jeito fácil de entender quais são as melhores

por | mar 19, 2017 | Receitas

A escolha por frutas cortadas acaba sendo natural para muitos pais na hora de preparar a lancheira dos filhos. Mas é preciso estar atento ao escolher essas bandejas prontas, pois do contrário podem haver perdas nutricionais importantes na alimentação.

Como evitar perdas nutricionais?

Segundo a nutricionista Paula Castilho, quanto mais tempo se passa desde que se corta uma fruta até seu consumo, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C. “Caso os vegetais estejam embalados a vácuo, essa perda será menor, mas de qualquer forma, haverá dano”, explica.

A melhor opção para as frutas é consumi-las logo após serem descascadas, assim que forem cortadas. Quando não há escolha na hora de mandar o lanche para a escola, a alternativa é colocar frutas cortadas na lancheira se elas forem consumidas no mesmo turno. “Nesse caso, podem ir descascadas e picadas frutas como mamão, melão, abacaxi, laranja, kiwi e morangos. Porém, elas devem ser mantidas refrigeradas”, insiste a especialista.

O jeito certo

Se o lanche com frutas for destinado para outro turno, o ideal é que, então, elas não sejam cortadas. Você ainda pode manter a opção por um lanche saudável, mas com frutas que não precisem ser picadas.

“A melhor opção é mandar frutas como a banana, a mexerica, a maçã ou a pera, já que podem ser descascadas na hora ou consumidas com a própria casca”. Além disso, frutas como o kiwi podem ser apenas partidas ao meio e consumidas com colher, facilitando a alimentação da criança.

Motivos para comer abacaxi