3 formas básicas de cozinhar com vinho que vão revolucionar a sua cozinha: aprenda

por | jan 26, 2017 | Receitas

Para acompanhar qualquer menu, um bom vinho é sempre uma excelente opção. Porém, você sabe que a bebida – e não precisa ser das mais caras nessa situação – também pode dar aquele toque especial à preparação de um prato. Por isso, os chefs Andrea Hunka, da Produção e Sabor, Fred Barroso, do Le Vin Bistrô, e Wagner Barbosa, do Levy Restaurants, ensinam como usar o vinho na gastronomia de três jeitos básicos compartilhados pela Academia da Carne Friboi.

Adicione o vinho na sua comida

Há três modos de se cozinhar com vinho. E esses jeitos podem começar antes mesmo de o preparo ir para o fogo, conheça três deles:

No pré-preparo
Na fase de pré-preparo, há a marinada. A técnica consiste em deixar o alimento, normalmente carnes, imerso em meio ácido. Ou seja, nada mais é do que deixar “temperando” no vinho. O que muda é que é preciso seguir uma fórmula que começa com a obrigatoriedade de ter um item ácido – pode ser vinagre, limão ou ele, o vinho. Ainda é preciso ter os componentes aromáticos, como ervas, temperos e especiarias. Com ela, o objetivo é amaciar a carne e agregar sabor.

Na panela
O vinho é um item culinário que vai muito bem na panela em diversos tipos de pratos. Porém, é preciso ter atenção ao tempo de cozimento, já que é importante deixar evaporar o álcool, o que pede um pouco de tempo e paciência. Caso contrário, ele não vai cumprir a sua função de realçar e apenas aromatizar levemente a comida.

istock

No acompanhamento
Investir em molhos e reduções – que nada mais é do que cozinhar lentamente um molho para concentrá-lo e torná-lo mais encorpado, é uma ótima alternativa usando vinho. Dessa maneira, o molho é companhia perfeita para carnes mais gordas, como a costela. Uma aposta certeira é prepará-la com o vinho do Porto, que é mais licoroso. Já para proteínas mais magras, como filé mignon e patinho, um bom truque é diluir a redução com uma outra base, que pode ser um caldo de carne.

Outras curiosidades sobre bebida alcoólica