O bife de fígado cortadinho em tiras e acebolado é um prato tradicional, mas muitas vezes injustiçado por ser considerado um corte “de segunda”. Mas, bem temperadinho e com a textura certa, ele pode brilhar na mesa e resultar em uma preparação saborosa, macia e bem suculenta. Aprenda como preparar:
Como fazer fígado acebolado
O primeiro passo é limpar bem o fígado ainda inteiro ou em pedaços grandes. Passe a carne sob água corrente, seque bem com um pano de prato e, com uma faca afiada, comece retirando toda a membrana fina e branca que recobre a peça. Descarte as veias e nervos e corte em tiras de cerca de 1 centímetro. Evite fazer tiras muito finas, que tendem a ficar duras e ressecadas.
Coloque as tiras de fígado em uma tigela, cubra com 1 xícara (chá) de leite e mantenha na geladeira por 20 minutos. O truque da marinada com leite ajuda a amenizar o cheiro forte da carne e deixa a peça mais macia. Passado o tempo, escorra o líquido e deixe o fígado em temperatura ambiente por mais 20 minutos antes de levar ao fogo.
Em uma frigideira ou panela, aqueça um pouco de azeite e coloque as tiras de fígado. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Cuidado para não cozinhar demais: se ficar muito tempo no fogo, a carne pode ficar dura e ressecada. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite e doure 1 cebola cortada em meias-luas. Em seguida, junte o fígado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.