Whisky com gelo: saiba como apreciar o scotch Old Parr

Quando se trata de preparar uma boa bebida, várias coisas vêm à mente: qual utilizar, se haverá mistura com algum ingrediente, modo de preparo… Mas há um item que nem sempre é lembrado com a devida importância: o gelo.

Para os fãs do whisky escocês Old Parr, o gelo pode ser um grande aliado. Seu whisky 12 anos, um dos mais vendidos do Brasil, ganha um toque extra quando degustado de modo refrescante.

Mas é importante saber também qual tipo de gelo escolher. Afinal, gelo não é tudo igual. Além disso, se for fazer gelo em casa, certifique-se de usar água filtrada de boa qualidade ou água mineral – se a água tem sabor, este sabor será transferido para o gelo e terminará no seu whisky!

5 formas de apreciar whisky Old Parr com gelo

Gelos em cubo

Trata-se da forma mais tradicional e simples de gelo. Prático, pode ser adicionado ao whisky e outros coquetéis. Mas há um detalhe que pode interferir bastante na sua bebida: o tamanho.

De forma simplificada, quanto maior é o cubo de gelo, mais grossa será sua área de superfície. Isso significa que cubos grandes de gelo derretem mais lentamente, enquanto os menores, mais rapidamente.

Gelo picado

Esta é uma alternativa de gelo um pouco menor do que em cubos. Podem ser processados no liquidificador e contam com uma boa consistência.

Neste caso, o gelo derrete mais rapidamente e, por consequência, adiciona mais água à bebida. É importante acertar na dose para não acabar com um whisky aguado em mãos.

Gelo raspado

Bastante utilizado no Brasil para a famosa raspadinha e no preparo de caipirinhas, o gelo raspado também é uma alternativa. É usado principalmente para reforçar o sabor de uma bebida e pode ser servido direto no copo ou misturado com os demais ingredientes.

Gelo transparente

Talvez você não tenha se dado conta, mas nem toda peça de gelo é transparente. Isso porque a transparência só é alcançada quando há a ausência de ar e impurezas no gelo. Prepará-lo desta maneira é, basicamente, um tratamento de gala para este acompanhante tão importante.

Para atingir esse resultado, é preciso de tempo. Quanto mais devagar a água congela, maior é o tempo que ela possui para expelir o ar até atingir o seu formato sólido e impedir a formação de bolhas no interior.

Além disso, para que o gelo fique realmente transparente, é necessário fazer um congelamento direcional. Uma dica é usar uma caixa de isopor. Preencha a caixa com água e deixe no freezer por várias horas. Quando tirar, notará que há uma parte cristalina e outra parte bem opaca – que fica no fundo, onde o ar foi represado. Aí, é só cortar a parte branca que você ficará com um mega gelo translúcido!

Bola de gelo

Bolas de gelo têm se tornado cada mais populares na coquetelaria. Criada no Japão, esta opção surgiu com alternativa ainda mais duradoura do que o cubo de gelo. É a melhor escolha para quem quer manter o sabor original de uma bebida até o fim.

A ideia é que o gelo derreta por igual. O cubo possui arestas, que derretem mais rapidamente, e, assim, controlar a diluição fica mais fácil.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

Aprecie com moderação.

Se beber não dirija.

Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.