Por definição, o whisky escocês é uma bebida destilada na Escócia a partir de grãos, água e fermento. Mas quem prestar atenção aos rótulos vai notar que o scotch é dividido em tipos de whisky.
No total, são cinco os tipos de whisky escocês: single malt, single grain, blended, blended malt e blended grain. O que os diferencia são os grãos utilizados e métodos de fabricação.
Conheça os tipos de scotch whisky
Independentemente do tipo, para ser um verdadeiro whisky escocês, a bebida deve seguir uma série de regras estabelecidas pela legislação escocesa.
Em resumo, o scotch whisky deve ser feito na Escócia apenas com grãos, água e fermento; ser destilado com teor alcoólico em volume inferior a 94,8% para que retenha o sabor e aroma derivados de suas matérias-primas; maturar por, no mínimo, três anos em barris de carvalho de no máximo 700 litros; ser engarrafado com teor alcoólico mínimo de 40% e ser livre de aromatizante ou adoçante.
Single Malt Scotch Whisky
Para ser um single malt, o whisky deve ser destilado em uma única destilaria a partir de água e cevada maltada, sem adição de outros tipos de cereais. O processo deve ainda ser realizado em alambiques de cobre, e o engarrafamento só pode ser realizado na Escócia.
As destilarias ficam tradicionalmente localizadas em cinco regiões produtoras de whisky no país: Lowland, Highland, Speyside, Islay e Campbelltown
Single Grain Scotch Whisky
Da mesma forma, o single grain também deve ser destilado em uma única destilaria, só que neste caso é permitida a adição de outros grãos. Além disso, a destilação é feita por colunas contínuas, não alambiques.
Enquanto o Single Malt Scotch Whisky já é mais comercializado e apreciado pelos amantes da bebida, o Single Grain Scotch Whisky é mais utilizado para a fabricação de blended whiskies.
Blended Scotch Whisky
O termo “ blend” significa mistura, e é exatamente isso que o Blended Scotch Whisky é: uma combinação de um ou mais Single Malt Scotch Whiskies com um ou mais Single Grain Scotch Whiskies.
A ideia de misturar os destilados surgiu com a necessidade de se garantir o sabor e qualidade da bebida, algo que no passado variava muito.
Atualmente, os blended scotch dominam o mercado. Segundo a Associação do Whisky Escocês, aproximadamente 9 de 10 garrafas de scotch consumidas no mundo são de blended whisky.
Blended Malt Scotch Whisky
Os blendeds também podem ser uma combinação apenas de Single Malt Scotch Whiskies, é o caso do Blended Malt Scotch Whisky.
Diferentemente do single malt, apesar das mesmas características de grão e destilação por alambiques, o blended contém líquidos de mais de uma destilaria. Blended malts costumam preservar a intensidade dos single malts, mas ter o equilíbrio dos blends que usam grãos.
Blended Grain Scotch Whisky
Da mesma forma, o Blended Grain Scotch Whisky é uma combinação de dois ou mais Single Grain Scotch Whiskies.
Mesmas características de grãos e destilação por colunas contínuas, só que incluindo líquidos de mais de uma destilaria.
Qual o melhor tipo de whisky?
O sabor de cada whisky é alcançado a partir da combinação de uma série de fatores: as matérias-primas utilizadas, a localização da destilaria, o tempo de fermentação, a forma como é feito o processo de destilação, o tamanho e o formato dos alambiques, o tempo de maturação e até mesmo o barril utilizado.
Alguns whiskies também contam com um sabor defumado, que origina-se do fogo de turfa sobre o qual a cevada é seca antes de ser moída.
E um último fator muito importante: o paladar de cada pessoa varia. Se o single malt é o melhor dentre os tipos de whisky escocês, por exemplo, ou o blended, essa é uma opinião muito pessoal. Sendo assim, só experimentando para saber qual seu scotch favorito.