Existe uma “Copa do Mundo do sushi” e brasileiro foi destaque na competição

No Japão, mais precisamente no Toyosu Market (Tóquio), maior mercado de frutos do mar do planeta, acontece uma competição gastronômica pouco conhecida pelo mundo ocidental.

Apelidado de ” Copa do Mundo do Sushi“, o torneio deste ano foi realizado em janeiro – e, surpreendentemente, elegeu um brasileiro como um dos principais destaques. Veja detalhes:

Brasileiro é destaque em torneio mundial de sushi

Na competição, realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro, Cléber Araraki recebeu o certificado de Revelação, apesar de já ter 22 anos de experiência no setor culinário. O profissional foi patrocinado pelo grupo de pescados Frumar, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Brasileiro é destaque em Copa do Mundo do Sushi
Divulgação

“A disputa foi muito acirrada, com os melhores competidores do mundo na arte do sushi. Fiquei orgulhoso com a posição e sobretudo com o reconhecimento como revelação do torneio”, afirmou Cléber que, além de chef e proprietário do restaurante paulistano Pappa Gohan, já havia conquistado em 2016 o 3º lugar na Copa Brasil de Melhor Sushiman.

A “Copa do Mundo” do Sushi é o principal torneio do tipo em todo o planeta e, organizada pela Associação Nacional do Sushi, do Japão, tem como objetivo difundir a técnica da culinária japonesa. Para participar da competição, é preciso receber convite dos promotores do evento e ter qualificação de proficiência internacional emitida pela World Sushi Skillis Association.

Copa do Mundo do Sushi
Divulgação

Com um júri composto por experts em sushi, o torneio é antecedido por um período de quatro dias de treinamento na Nagoya Sushi School, de Tóquio. Em seguida, os classificados iniciam os trabalhos desenvolvendo sushi estilo clássico edo e sushi criativo.

A 10ª edição da Copa do Mundo do Sushi foi vencida por Richard Tomás, da República Tcheca. Nos segundo e terceiro lugares ficaram os representantes franceses Pankar Michaël e Marie Seguin, respectivamente.

Descobertas gastronômicas