Produto de cultivo 100% brasileiro, o Café do Jacu é considerado o mais caro do país. Apesar de exótico e de alto valor, ele pode ser facilmente encontrado em lojas on-line e em grandes redes de supermercados.
Isso não quer dizer, no entanto, que o Café do Jacu é muito acessível: cada 100 gramas do grão custa, em média, R$ 125,00. Mas por que, afinal, esse tipo de café é tão caro?
Café produzido a partir de fezes de passarinho
A razão pela qual o Café do Jacu é tão caro curiosamente é também motivo de certa repulsa para alguns: o grão é produzido a partir das fezes do jacu, espécie de pássaro natural da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.
O jacu come os frutos mais maduros do cafeeiro e expelem as sementes intactas após a digestão. Os excrementos dos pássaros então são manualmente recolhidos e descascados para separar os caroços de frutas parcialmente digeridos.
Depois de lavados, secos e torrados, os caroços se transformam nos caros grãos de café gourmet. De acordo com especialistas, a dieta vegetariana do jacu tem importante papel no sabor único da bebida, com notas de noz e damasco.
Para apaixonados por café
Café cremoso: 5 receitas baratas para incrementar o cafezinho e se deliciar
Com tequila, uísque e mais: 5 drinques alcoólicos para os apaixonados por café