Por ter sabor neutro e textura macia quando cozido, legume realmente pode ser “transformado” na fruta
Você provavelmente já ouviu dizer sobre a relação entre a cereja em calda e o chuchu. Isso porque muita gente afirma que as frutas que geralmente decoram bolos e tortas são, na verdade, o legume “disfarçado”. Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade no caso da “chuchureja”?
Cereja em calda é chuchu?
Quando cozido, o chuchu tem textura bem macia e sabor neutro. Por isso, ele absorve o tempero adicionado. Então, ao adicionar saborizantes, corantes e outros aditivos o alimento realmente fica parecido com uma cerejinha.
É possível, portanto, que bolos, tortas e outros doces vendidos em padarias, por exemplo, sejam decorados com esse tipo de “cereja falsa”, uma vez que ela é bem mais acessível do que a fruta real.
Por outro lado, é importante ressaltar que a cereja em calda vendida nos supermercados é a fruta verdadeira. Isso porque o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor proíbe a venda de um produto no lugar de outro. Ou seja: vender chuchu dizendo que se trata de cereja é crime. Na dúvida, preste atenção ao rótulo e confira a lista de ingredientes.
Como fazer cereja de chuchu
A receita caseira de cereja de chuchu é bem simples e não exige muitos ingredientes. Para preparar a “chuchureja”, comece cozinhando o chuchu até que ele fique al dente, ou seja, macio por dentro, mas ainda levemente firme for fora. Em seguida, com a ajuda de um boleador (utensílio de cozinha semelhante a um pegador de sorvete), retire bolinhas do legume.
Transfira as bolinhas para uma tigela com água quente e cal virgem culinária e deixe de molho por cerca de 2 horas. Escorra e despeje as bolinhas em uma panela com calda quente de groselha. Mantenha em fogo baixe e, quando as bolinhas descerem ao fundo, retire-as com uma escumadeira.
Adicione 1 copo de açúcar na calda de groselha e, quando ferver, volte as bolinhas à panela. Apague o fogo e acrescente 1 cálice de conhaque e gotas de essência de marasquino.