Muito além de uma simples fritadeira elétrica, a airfryer ainda serve como forno para preparar bolos e pães e até mesmo como uma espécie de churrasqueira sem carvão. Aprenda como preparar carnes suculentas, linguiça e frango, seguindo as dicas de Nilson Pinto, idealizador do projeto Churrasco Vip:
Como fazer churrasco na airfryer
Os melhores cortes de carne para fazer churrasco na airfryer são aqueles com maior quantidade de gordura, como maminha, cupim e picanha. No caso da maminha, o especialista recomenda fatiar a carne em bifes e colocar na fritadeira elétrica por alguns minutos. O tempo depende do ponto desejado da carne.
Para evitar que a carne desidrate, a dica é acrescentar o sal apenas na hora da virada do bife. Momentos antes do fim da preparação, acrescente manteiga para derreter sobre o corte.
Para fazer cupim na airfyer, coloque a peça inteira para dourar (cerca de 20 minutos), retire, fatie e volte à fritadeira para acertar o ponto. A picanha também deve ser fatiada em bifes e receber o sal somente no final da preparação.
As linguiças toscana e de pernil são as que mais combinam com o churrasco na airfryer, segundo o especialista. Elas devem ficar no aparelho entre 20 e 30 minutos e serem viradas na metade do tempo. Para que a linguiça fique ainda mais suculenta, uma boa dica é incluir na preparação legumes que soltam um pouco de água, como cebolas ou tomates, por exemplo.
Para churrasco de frango na airfryer, o indicado é usar coxinha, asinha e tulipa, marinadas com antecedência para que fiquem mais suculentas e saborosas.
Até pururuca de panceta pode ser preparada na airfryer: o segredo para a preparação crocante, de acordo com o especialista em churrasco, é salgar a peça e deixar na geladeira por 12 horas. Em seguida, remova o excesso de sal com papel toalha, perfure o couro com a faca e coloque na fritadeira elétrica por cerca de 50 minutos a 170 graus. Depois é só fatiar e voltar pra finalizar.