Quem vive fora de São Paulo e, durante uma visita à cidade, pede uma pizza de calabresa, pode estranhar, se frustrar e até ficar indignado com a ausência de queijo sobre a preparação. Tanto que o assunto gerou comoção e debates acalorados nas redes sociais.
Tudo começou com uma publicação no Twitter que mostrava a troca de mensagens entre um cliente e uma pizzaria. O questionamento sobre a falta de queijo na pizza viralizou e dividiu opiniões.
gente??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a pizza SECA só massa e calabresa e eles achando isso NORMAL pic.twitter.com/nfNJgA4tFD
— mano safy (@asafemalafaia_) July 24, 2022
De fato, a pizza calabresa – criada em São Paulo – originalmente leva apenas a linguiça e a cebola. No resto do Brasil, no entanto, a preparação aparentemente sempre vem acompanhada por muçarela derretida.
Na web, houve quem “defendesse” a pizzaria, dizendo que calabresa e cebola seriam suficientes, e até apontando que, com queijo, a pizza se “transforma” em toscana, e não calabresa.
https://twitter.com/dougovski/status/1551868795144355840
Mas a maioria dos internautas simplesmente não aceitou a ausência da muçarela, afirmando, por exemplo, que “pizza de calabresa sem queijo é igual a pão com calabresa”.
“Pizza de calabresa sem queijo” = Pão com calabresa.
Sem queijo não é pizza.
E quem discorda é psicopata!
— Vitor Rangel ◤✠◢ (@VitorRangel8) July 26, 2022
Outros, ainda mais radicais, “determinaram” que, “independentemente do sabor”, toda pizza precisaria, necessariamente, incluir queijo na preparação.
esse negócio aí de pizza de calabresa n poder ter queijo, sendo q na minha cabeça toda pizza independente do sabor tem queijo
— hbriela (@hbrieladiniz) July 26, 2022