Cachaça, limão e açúcar: apenas com esses três ingredientes é possível fazer a simples e tradicional caipirinha. O preparo é fácil, mas existem alguns truques para garantir que o drinque fique perfeito.
Como fazer caipirinha sem erros
Proporção
A primeira dica é sempre se lembrar da proporção dos ingredientes: 1 parte de limão açucarado, 1 parte de cachaça e 1 parte de gelo. Essa proporcionalidade garante um bom equilíbrio de sabores. Uma boa medida para o açúcar é de uma colher de sopa para um limão.
Limão
O preparo do limão também é muito importante. Procure por frutas que já estejam macias ao toque e, portanto, têm mais suco. Lave e corte a fruta ao meio e, depois, em 8 fatias finas. Retire o “miolinho” branco que pode amargar a bebida.
Mistura de açúcar e limão
Coloque as fatia do limão com a polpa voltada para cima, o que vai facilitar macerar. Jogue o açúcar por cima e esmague levemente, sem nenhum movimento de “giro”. Se você macerar demais o limão, a caipirinha pode ficar amarga. Certifique-se de formar um “sumo” bem incorporado do suco e do açúcar.
Finalização
Acrescente o gelo e, por último, a cachaça. Misture tudo apenas com uma colher e nunca use a coqueteleira para finalizar a bebida.
Receitas de drinques
Como fazer cozumel: drinque mexicano com 2 ingredientes está fazendo sucesso
Bloody Mary: aprenda como fazer o drinque com suco de tomate temperado
Moscow Mule com espuma de gengibre: confira a receita