Lavagem do arroz, quantidade de água, óleo do refogado e outros fatores que influenciam no resultado
Apesar de ser uma preparação básica do dia a dia do brasileiro, o arroz pode virar uma verdadeira papa se alguns cuidados não forem tomados antes e durante seu cozimento. Por isso, nada como saber os truques certos da preparação.
Aprenda as dicas simples para evitar arroz empapado e tenha grãos soltinhos e ainda mais saborosos:
Arroz empapado: como evitar
1. Não lave o arroz
O hábito de lavar os grãos de arroz antes do cozimento é antigo, mas não recomendável. Além de desnecessário, uma vez que o alimento vem higienizado da fábrica, o processo ainda aumenta a chance de deixar o arroz papa. Ao lavar o arroz antes de colocar na panela, ele perde parte do amido, o que pode deixar os grãos mais grudados após o cozimento.
2. Envolva bem os grãos na gordura
Na hora de preparar o refogado, misture bem o arroz no óleo ou no azeite. Isso porque, os grãos precisam estar completamente envolvidos na gordura para “selar” o alimento e evitar que ele vire papa depois de pronto.
3. Não jogue água fria no arroz
A água deve estar fervendo ao ser adicionada aos grãos. Fria, ela pode acabar “lavando” o óleo do arroz e deixando a preparação empapada.
4. Atenção na quantidade de água
A quantidade de água também interfere no resultado, já que, em excesso, o líquido pode fazer com que o arroz fique empapado. A proporção recomendada é de 2 xícaras (chá) de água fervente para cada xícara (chá) de grãos.
5. Não mexa na panela
Evite mexer o arroz na panela depois de colocar a água. A movimentação pode fazer com que o amido do alimento seja liberado em excesso, deixando o prato empapado.
6. Deixe a preparação descansar
Respeite o tempo de descanso do arroz: após desligar o fogo, mantenha a panela tampada por cerca de 5 minutos antes de soltar com o garfo e servir. Assim, a preparação fica mais uniforme e soltinha.