6 alimentos que você não deve congelar nunca: perdem totalmente a textura e o sabor

Tomate, batata e macarrão são algumas das comidas que ficam ruins depois de descongeladas

Além de ajudar a combater o desperdício, congelar alimentos pode deixar o dia a dia na cozinha muito mais prático. Mas é preciso saber que nem todo tipo de comida combina com armazenamento no freezer.

Veja exemplos de alimentos que não podem ser congelados:

Quais alimentos não podem ser congelados?

Tomate

Por ser um vegetal rico em água, o tomate, assim como pepino ou a abobrinha, por exemplo, não deve ir para o congelador, já que acaba ficando com textura ruim quando deixa o freezer. Mas se você não quer jogar fora o tomate que está sobrando na geladeira, uma boa opção é transformar o alimento em molho que, assim, pode mantido no congelador.

Batata

Batatas. (Crédito: Pixabay/Pexels)

O alimento também tem muita água e, por isso, não fica bom depois de descongelar. E ao contrário do tomate, que pode virar molho, a batata perde sua textura até mesmo quando vai ao freezer em forma de purê.

Iogurte natural

O alimento perde completamente sua cremosidade depois que sai do freezer. O mesmo acontece com o creme de leite, que pode até ficar com aparência talhada se armazenado no congelador.

Macarrão

(Crédito: Klaus Nielsen/Pexels)

Até mesmo na geladeira, o macarrão perde sua consistência al dente. Por isso, se você fez macarrão demais e não quer descartar as sobras, experimente preparar uma fritatta.

Ovos com casca

Nunca congele ovos com casca: no freezer, o líquido do alimento se expande e faz com que a casca se quebre. O jeito certo de congelar ovos é separando as gemas das claras. Coloque cada uma em um espaço separado de forminhas de gelo, adicione uma pitada de sal ou açúcar e misture bem com um palito.

Comida que já foi descongelada

Legumes congelados. (Crédito: freepik/freepik)

O congelamento de alimentos e preparações deve acontecer uma única vez. Isso porque, quando isso acontece, o alimento pode ser sofrer uma contaminação e, durante o processo, bactérias tendem a se reproduzir mais rapidamente. Ao recongelar, o processo “preserva” os micro-organismos junto com ele.

Quanto tempo os alimentos duram no congelador

O congelamento preserva bem os alimentos, mas o processo também exige cuidados para evitar contaminação. Além disso, é preciso saber que, não é porque está congelada que a comida dura para sempre.

Ao longo de 3 meses é possível manter no congelador alimentos como: carne vermelha, frango, vegetais crus, além de comida caseira. Peixe cru deve ficar no freezer por, no máximo, 2 meses. Vegetais branqueados podem permanecer no congelador por até 6 meses.

Dicas de cozinha