O que pode e o que não pode comer na Sexta-feira Santa?

Segundo a tradição católica, certos alimentos contribuem mais com a postura penitencial que o dia pede

A Páscoa é um feriado essencialmente religioso e o sucesso do bacalhau nessa data tem relação com isso. Isso porque, dois dias antes do domingo, durante a Sexta-Feira Santa, alguns alimentos são vetados do cardápio.

Essa obrigação, claro, se dá aos católicos, que devem seguir algumas regras de alimentação específicas não só na própria sexta-feira como durante toda a quaresma. Entenda melhor abaixo:

Lista de alimentos vetados na Sexta-Feira Santa

(Crédito: mrsiraphol/freepik)

Você provavelmente já ouviu falar que não se deve comer carne na sexta-feira antes da Páscoa, mas o que você talvez não saiba é que, para os católicos, a sugestão é se abster da proteína bovina durante todas as sextas-feiras entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Sábado de Aleluia (um dia antes da Páscoa). Além disso, o frango, outras aves e carne suína também estão fora do cardápio daqueles que seguem as indicações da Igreja Católica.

Essa tradição se deve ao fato da data recordar a crucificação e morte de Jesus e, por isso, ser um período de introspecção e oração. Há ainda quem opte comer uma refeição completa apenas no almoço e pequenos lanches nas demais refeições, por exemplo. Outros ainda optam por ficar apenas a pão e água até o final da tarde e não consumem nada de origem animal na data.

De qualquer maneira, a regra veta apenas as carnes de animais de sangue quente. Sendo assim, o peixe (como o bacalhau) acaba sendo uma opção de alimento. Isso se dá ao fato de sua digestão ser muito mais rápida, o que, para os católicos, favorece o espírito penitencial de sentir um pouco de fome durante esse dia.

Receitas sem carne