Dependendo da maneira como os alimentos são servidos, eles se tornam mais ou menos saborosos para alguém; entenda por quê
É isso mesmo que você leu: você corta os alimentos de uma maneira que vai além de um simples hábito ou capricho. A ciência comprovou que o modo como você os pica afeta diretamente o sabor deles.
Por mais que o paladar também envolva a expectativa em relação à comida, uma coisa é fato: o cheiro sofre alterações de acordo com o tamanho em que ela é servida. Ainda assim, há outros motivos para o cérebro determinar o gosto de cada alimento. Saiba mais!
Como cortar cebola e alho para sentir mais sabor
Sentimos o típico aroma de cebola e alho devido a uma enzima chamada aliinase, mas só quando cortamos estes ingredientes. Assim, quanto mais finos picamos, mais sabor liberamos, segundo o estudo publicado pela IFL Science.
A dose e o cheiro dos alimentos afetam diretamente a forma como percebemos o sabor através das papilas gustativas. Ou seja, colocar um pouco de cebola ou alho na boca de uma só vez, em vez de mastigar, faz com que o organismo absorva a química do alimento mais rapidamente.
Por que o sabor dos alimentos é alterado a partir de como são cortados?
Especialistas da pesquisa ainda sugerem uma segunda perspectiva acerca de como encaramos os sabores: a textura. Isso porque, comprovadamente, nosso cérebro associa doçura com redondeza e uniformidade, e angularidade com amargor.
No caso de um vegetal mais arredondado, a mente o enxerga como algo com muita suculência. O mesmo acontece com uma melancia, por exemplo, que teve a casca retirada da borda.
Um exemplo do poder do nosso cérebro na distinção de sabores aconteceu em 2013, nos Estados Unidos, com a fabricante de chocolate Cadbury.
O público consumidor fez alvoroço quando ela mudou o formato das barras quadradas para um molde mais arredondado. Muitas pessoas afirmaram que a barra parecia mais doce, embora a receita tenha permanecido a mesma.