Como cozinhar a vapor sem ter uma panela a vapor? Dois improvisos que funcionam

Apesar de a panela para preparos no vapor facilitar o processo, ela não é totalmente necessária para cozinhar, por exemplo, legumes desta forma. Isso porque, com dois truques simples, é possível garantir que os vegetais fiquem cozidos, macios e sem perda de nutrientes, mas em uma panela normal. Saiba como cozinhar a vapor em panela normal com dois truques:

Como cozinhar no vapor em panela normal

como cozinhar a vapor em panela normal
Brócolis cozidos (Crédito: Cats Coming/Pexels)

Com escorredor de macarrão

Em uma panela grande, coloque cerca de dois dedos de água e posicione o escorredor de macarrão de inox dentro dela. Atenção: o fundo do utensílio não deve entrar em contato com a água.

Coloque os vegetais lavados e cortados no escorredor, ligue o fogo e, quando a água começar ferver, coloque a tampa, cozinhando em fogo baixo por cerca de 5 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a quantidade e a consistência dos legumes. Tire o escorredor da panela quando os vegetais estiverem no ponto desejado.

Vegetais cozidos (Crédito:
rawpixel.com/Freepik)

Com papel alumínio

Coloque cerca de dois dedos de água em uma panela e, em sua base, posicione quatro bolinhas amassadas de papel alumínio. Elas servirão de suporte para o prato, que deve ser resistente ao calor. Posicione então o prato com os vegetais dentro da panela, sobre as bolinhas de papel alumínio.

Ligue o fogo, coloque a tampa na panela e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, contanto a partir do tempo que levantar fervura. Assim como no método descrito anteriormente, o tempo de cozimento pode variar de acordo com a quantidade e a consistência dos legumes.

Dicas e truques culinários