Cor e aparência da casca, peso e consistência ajudam a saber se os alimentos estão no ponto
Para evitar desperdício e se deliciar com frutas e legumes realmente suculentos é importante prestar atenção em uma série de sinais bem peculiares dados por questões como aparência, peso e mais. Veja dicas valiosas de como escolher frutas e legumes:
Como escolher frutas e legumes
Brócolis
Escolha os de coloração verde escura e preste atenção aos pequenos botões das flores, que devem estar fechados. Além disso, alos firmes também indicam que o alimento está bom para consumo.
Batata
Escolha aquelas que têm cascas lisas e de cor uniforme, isso porque os pontos pretos podem sinalizar infestações por bactérias.
Cenoura
Opte pelas unidades que têm casca lisa e que não apresentem rugas em excesso. Outra dica: as cenouras mais rígidas são ainda mais indicadas para compra.
Chuchu
A casca e a cor do alimento devem ser uniformes já que “machucados” na pele do legume podem ser sinal de alguma praga. Importante: se o chuchu estiver amarelado, descarte a compra, pois indica que já passou do ponto.
Pimentão
Aperte levemente o legume para sentir a firmeza. Procure os pimentões com casca lisa e que tenham talos verdinhos.
Laranja, limão e kiwi
No caso das frutas cítricas, quanto mais pesadas, melhor, já que isso indica bom volume de caldo. Além disso, as cascas devem ser finas e uniforme. Já no caso do kiwi, há ainda outro teste: aperte levemente a fruta o dedo. Quanto mais macio, mais maduro e próprio para o consumo imediato.
Abacate
Pressione levemente a casca da fruta com o dedo e observe: se afundar, sinal de que passou do ponto. A consistência ideal é o meio-termo: nem dura ou mole demais.
Melão
Aperte as extremidades da fruta com os dedos. Se elas estiverem moles, é sinal de que a fruta está madura, docinha e saborosa. A casca também deve ter coloração amarela bem viva.
Berinjela
As unidades pequenas e pesadas são consideradas as mais indicadas. Além disso, preste atenção à casca, que deve estar uniforme, e ao cabo, que deve ser verde, rígido e bem preso ao alimento.
Veja as dicas na prática no vídeo abaixo: