Deliciosa e versátil, a carne moída pode fazer parte do recheio da panqueca, aparecer no escondidinho, entrar no molho de tomate, ser transformada em quibe assado e até ser servida como acompanhamento no prato do arroz com feijão. Mas, afinal, como evitar a carne moída empelotada e deixá-la soltinha?
Apesar disso e de ser muito fácil de fazer, alguns cuidados são necessários para que ela não empelote – e estes truques vão te ajudar independentemente do corte escolhido:
Como fazer uma carne moída soltinha: 4 dicas
#1 Prepare-a em temperatura ambiente
A primeira dica para fazer uma carne moída soltinha e gostosa é tirar o alimento da geladeira pelo menos 20 minutos antes do preparo. A carne precisa ir para a panela em temperatura ambiente, caso contrário solta muita água, acaba cozinhando nos próprios líquidos e perde a camada douradinha.
#2 Escolha bem a panela e use-a adequadamente
O tamanho e a temperatura da panela também importam na hora de fazer a carne moída. Se o utensílio for pequeno demais, a carne tende a empelotar, já que fica sem espaço para se desmanchar completamente. A panela ainda deve estar bem quente para evitar a liberação excessiva de líquidos.
#3 Cozinhar em etapas previne a carne moída empelotada
Juntar a carne, a cebola, o alho e os temperos na panela de uma só vez também não é indicado. Para que a preparação fique mais saborosa, o ideal é soltar e selar a carne antes até que ela fique com uma camada levemente dourada.
Reserve então a carne e, na mesma panela, refogue os ingredientes aromáticos, aproveitando para raspar bem os queimadinhos do fundo do utensílio. Eles vão dar sabor extra ao prato. Em seguida, volte a carne e termine de cozinhar até que ela absorva todos os temperos.
#4 Nunca pare de mexer
Para evitar que a carne moída fique empelotada é importante ainda mexer sempre o alimento na panela. Durante o refogado, aproveite para desmanchar os gruminhos com a colher, soltando bem os pedaços de carne.