Servida apenas com um simples molho, a carne de porco desfiada já garante uma preparação suculenta e saborosa. Mas, por ser bastante versátil, ela pode ainda virar acompanhamento para um arroz, aparecer em saladas e até em recheio de tortas, salgados e sanduíches.
A carne de porco desfiada pode ser feita tanto na panela de pressão, quanto na panela normal. Basicamente, o que muda é o tempo de cozimento. Veja as diferenças entre os dois métodos de preparação:
Como fazer carne de porco desfiada
Na panela normal
Corte a carne de porco em cubos grande, tempere e leve à panela em fogo alto com água suficiente para cobrir todos os pedaços. Quando começar a ferver, coloque a tampa e cozinhe por cerca de 3 horas, até perceber que a carne está bem macia.
Na metade do tempo, verifique se ainda há bastante água na panela. Se achar necessário, acrescente mais um pouco de água para evitar que a carne fique queimada.
Depois de cozida, retire a carne da panela e coloque sobre uma tábua de corte. Espere amornar e desfie com as mãos ou ajuda de dois garfos.
Na panela de pressão
Se você já perdeu o medo da panela de pressão, vale a pena preparar nela a carne de porco desfiada, já que o tempo de cozimento é bem menor.
Coloque na panela de pressão a carne de porco temperada e cortada em cubos grandes, cubra com água e feche a tampa. Mantenha em fogo alto e, quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 45 minutos.
Passado o tempo, desligue o fogo, espere todo o vapor para abrir a tampa e transfira a carne para uma tábua de cortes. Com a ajuda de dois garfos ou mesmo com as mãos, desfie os pedaços e use na receita desejada.