Crocante por fora e suculento por dentro: os truques para o franguinho frito perfeito

por | jul 28, 2022 | Dicas de cozinha

Apesar de ser fácil preparar frango frito, ele ocasionalmente acaba borrachudo e ressecado, mas alguns truques garantem a preparação perfeita. Confira dicas da nutricioista Jaqueline Lopes, da rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil, para fazer um frango frito crocante por fora e sculento por dentro:

Como fazer frango frito: dicas para deixá-lo perfeito

#1 Escolha o corte adequado
O corte de frango usado no preparo, segundo a nutricionista, influencia muito no resultado da preparação. Para frituras, o ideal é usar sobrecoxas e filés, que garantem cozimento uniforme e sem acúmulo de óleo. Antes de colocar os pedaços de frango para fritar, seque-os bem com um papel toalha e tempere de acordo com sua preferência.

Filé de frango frito
Vladimir Mironov/Istock

#2 Atenção no empanado
Para empanar o frango, além de farinha de trigo e da farinha de rosca, aposte em outras misturas que dão toques extras de sabor e textura. A nutricionista indica combinações de farinha de mandioca e ervas picadas, cereal de milho amassado, farinha panko e pimenta vermelha em pó, farinha de trigo e amido de milho, farinha de milho, além de farinha de rosca e queijo parmesão.

Lembrando que, antes do empanamento é fundamental passar o frango em ovo batido. Para isso, bata o ingrediente até formar uma espuma, coloque o alimento, deixe escorrer para tirar o excesso e, por fim, passe na combinação de farinha desejada.

Coxa de frango frita
bhofack2/Istock

#3 Óleo na temperatura adequada
O frango frito perfeito deve ser feito por imersão em óleo quente para que a preparação fique uniforme – e, aqui, é essencial se atentar à temperatura certa do óleo, que não pode estar nem muito frio e nem muito quente. Para acertar, use o truque do palito de fósforo na frigideira: quando ele acender, significa que está na hora de fritar a comida.

Dicas e truques culinários