O churrasco perfeito existe, não depende apenas de boas carnes e pode ser preparado até mesmo por amadores. O grande segredo está no planejamento.
Como fazer o churrasco perfeito
Se para você o churrasco é um verdadeiro evento social e não somente uma refeição, precisa conhecer as dicas do especialista Nilson Pinto, que comanda o projeto Churrasco Vip.
Quantidade ideal de carne para churrasco
De acordo com o especialista, o recomendável é calcular uma média de 500 g de carne por pessoa. Em caso de eventos mais longos, para ter certeza absoluta de que não irá faltar carne, leve em conta cerca de 1 kg de carne por pessoa.
Como saber se o fogo da churrasqueira está no ponto
Acenda a churrasqueira bem antes do horário planejado para começar a servir os convidados. Para saber o ponto do braseiro, coloque a mão próxima à grelha e conte até 5 segundos: se não for possível manter a mão perto da brasa por esse tempo, sinal de que a churrasqueira já está pronta para receber a carne.
Acompanhamentos para o churrasco
O especialista afirma que farofa e vinagrete são os acompanhamentos básicos, mas quem deseja ir além pode também apostar em aperitivos diferentes e até experimentar legumes na grelha, temperados com sal, páprica e azeite.
Molhos para o churrasco
Os molhos escolhidos para servir com o churrasco também podem variar de acordo com o corte e a origem da carne. Segundo o profissional, maionese verde, salsa criolla ou chimichurri combinam com carne de cocção rápida, como picanha, fraldinha, bife ancho, entre outras. Para os cortes suínos, os molhos agridoce são os mais indicados.