Como fazer risoto no ponto certo: truques para garantir a cremosidade perfeita

por | dez 19, 2022 | Dicas de cozinha

Tão delicioso quanto versátil, já que pode receber os mais variados ingredientes, o risoto é o típico prato perfeito para impressionar. O modo de preparo é simples, mas existem algumas regrinhas básicas que precisam ser seguidas para que o risoto fique cremoso e no ponto. Conheça os truques:

Como fazer o risoto perfeito

Risoto
Stanislav Ostranitsa/Istock

Arroz para risoto
O primeiro passo é escolher o arroz certo: o tipo agulhinha, mais comum na culinária brasileira, não é indicado para o preparo do risoto, por exemplo. Aposte no arroz arbóreo ou no carnaroli, que são mais ricos em amido, que é a substância que garante cremosidade ao prato. Importante: nunca lave os grãos antes de preparar o risoto, já que colocar o alimento sob a água pode retirar parte do amido.

Panela para fazer risoto
Use uma panela funda e, de preferência, bem estreita para preparar o risoto. Um utensílio grande ou largo demais compromete o desprendimento do amido dos grãos, interferindo assim na cremosidade do prato. O cozimento do risoto ainda deve ser feito de forma bem lenta, mas em fogo médio. Chama baixa demais pode fazer com que o grão demore demais para chegar ao ponto.

Como fazer risoto
Paolo Gagliardi/Istock

Caldo para risoto
O caldo do risoto nunca deve ser despejado todo de uma vez sobre os grãos. O arroz precisa ser regado aos poucos, de tempos em tempos, para ficar cremoso. O líquido deve estar bem quente para garantir cozimento adequado do alimento. Para que o arroz solte bem o amido, é importante ainda mexer bem na panela a cada adição de caldo.

Mexer demais
Risoto não é brigadeiro: apesar de ser necessário mexer com frequência para não grudar na panela e queimar, mexer o tempo todo pode acabar deixando seu arroz empapado. Vigie para que ele não seque e mexa só para incorporar o caldo aos poucos.

Finalização do risoto cremoso
O risoto perfeito deve ser cremoso, mas não pode empapar. Os grãos precisam estar al dente, ou seja, levemente firmes por fora, mas molinhos por dentro. Para garantir cremosidade, ao fim do cozimento, com o fogo já desligado, adicione na panela um pouco de manteiga e de queijo parmesão. Deixe derreter e mexa com uma colher apenas para incorporar.

Dicas e truques culinários