Como montar uma tábua de frios: 6 dicas para combinar queijos, carnes e até frutas

por | jul 25, 2022 | Dicas de cozinha

Reunir amigos e servir uma bela tábua de frios não é apenas uma tradição saborosa: o ato ainda é uma verdadeira demonstração carinho e atenção com os convidados. Afinal, apesar de simples, a preparação exige cuidado com equilíbrio e combinação de ingredientes.

Como montar uma tábua de frios perfeita

1. Escolha dos queijos: procure balancear sabores e texturas variadas e inclua na tábua de frios entre 3 e 5 tipos de queijos, como um azul (gorgonzola, por exemplo), amarelo (provolone), uma opção firme (como parmesão) e um molinho e suave (tipo brie).

Tábua de frios
baibaz/Istock

2. Carnes para tábua de frios: assim como na escolha dos queijos, as carnes escolhidas precisam ter variedade e equilíbrio. Inclua opções embutidas, como salame, mortadela e presunto, por exemplo, além de alternativas curadas, como bacon, pastrami e copa.

3. Melhores pães para tábua de frios: os pães mais firmes são mais indicados para servir com a preparação. Então aposte em pão italiano, ciabatta e baguete, por exemplo.

4. Patês, pastinhas e geleias: para acompanhar os pães e os frios, inclua na tábua sabores variados de patês e pastinhas, como de ricota, cebola, azeitonas e tomate seco, e não se esqueça das geleias de frutas, que também combinam muito bem com os frios e os queijos.

Tábua de frios
ESh/Istock

5. Oleaginosas: uma boa tábua de frios também deve incluir opções de oleaginosas, como nozes, castanhas variadas e amendoins, por exemplo.

6. Frutas na tábua de frios: além de visualmente elevar a preparação com suas cores variadas, as frutas ainda garantem frescor às tábuas com queijos, pães e carnes. Invista em opções frescas, como uvas, figos e morangos, sem deixar de lados as frutas secas, como damasco, uva passas e tâmaras, por exemplo.

Dicas gastronômicas