Normalmente jogadas no lixo, cascas de cebola (bem como descartes de outros alimentos) podem ser usadas para preparar um tempero pronto saudável, livre de aditivos e sem nenhum custo extra. Extremamente fácil de fazer, ele pode ser armazenado e usado nas mais variadas preparações para realçar os sabores dos pratos – veja como:
Como reaproveitar cascas de cebola
Para fazer o tempero caseiro com cascas de cebola, basta juntar uma grande quantidade de cascas à medida que for cozinhando. Elas podem ser guardadas na geladeira em um saco plástico ou pote com tampa. Além das cascas de cebola, é possível também incluir as de alho.
Depois de reunir os descartes por algumas semanas, coloque as cascas em uma assadeira e leve ao forno em fogo baixo para que desidratem. O tempo varia de acordo com a quantidade de cascas, então, para saber o ponto certo, verifique se elas estão sequinhas e quebradiças, mas não douradas demais.
Em seguida, bata as cascas no processador de alimentos ou liquidificador com um pouco de sal grosso (cerca de 1 colher de sopa é o suficiente). Guarde o tempero pronto em potinhos com tampa e vá usando no dia a dia.
Caldo de legumes caseiro com sobras de alimentos
Além das cascas de cebola e alho, outros descartes comuns do dia a dia podem ter uso culinários. Aparas, talos e cascas de cenoura, tomate, pimentão, salsão e cebolinha, por exemplo, podem ser utilizados em um caldo de legumes caseiro saudável e nutritivo.
No dia a dia, vá guardando as “sobras” em um pote com tampa ou saco plástico no congelador. Depois de juntar uma grande quantidade, coloque tudo em uma panela com água suficiente para cobrir os alimentos. Leve-a ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo.
Desligue o fogo, tampe a panela e espere o caldo esfriar completamente para que ele absorva todos os sabores. Passe o caldo por uma peneira fina, coloque o líquido em forminhas de gelo para ter cubinhos de tempero e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar em refogados, sopas, molhos ou até risotos, o cubinho pode ir direto do freezer para a panela.