Temperar em casa o peru de Natal para a ceia é mais fácil do que parece, mas alguns truques e dicas são essenciais para que a preparação fique saborosa e suculenta. Veja quais ingredientes são indicados na hora de fazer esta receita e o passo a passo para garantir que ela fique deliciosa.
Como temperar peru de Natal
O primeiro passo é fazer uma marinada que, além de dar sabor ao peru, ainda deixa evita que a carne fique ressecada. Para isso, aqueça em fogo médio os seguintes ingredientes:
- 1 litro de água;
- 2 cebolas cortadas em 4 partes;
- 5 dentes de alho descascados e amassados;
- 1 xícara (chá) de sal;
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- 5 cravos da Índia;
- 10 grãos de pimenta-do-reino;
- 3 folhas de louro;
- 1 ramo de sálvia;
- 1 colher (chá) de páprica doce.
Quando a solução começar a ferver, desligue o fogo e despeje o líquido em uma bacia grande. Não é preciso coar: os demais ingredientes também vão direto para o recipiente. Coloque o peru com o peito voltado para baixo e adicione mais 6 litros de água, bem como o caldo de 1 laranja.
Cubra a bacia com filme plástico e deixe descansando fora da geladeira por 30 minutos. Em seguida, lave o frango sob água corrente para retirar o excesso de tempero e seque bem a pele com um pano de prato limpo.
Para deixar a carne do peru ainda mais suculenta, levante a pele do peito e das coxas e espalhe um pouco de manteiga sob ela antes de levar a ave ao forno. Asse por 30 minutos a 220 graus, reduza a temperatura para 180 graus e mantenha no forno por mais 3 horas, aproximadamente.
Importante: é essencial que o peru esteja completamente descongelado antes do preparo. O ideal é que a ave seja descongelada gradualmente, na geladeira, entre 12 e 48 horas de antecedência.