Veja quais formas e utensílios usar e saiba por que você não deve usar papel alumínio no aparelho
Quando surgiu no mercado, a airfryer se destacou como o aparelho que prometia alimentos fritos sem nenhuma gota de óleo. Mas não demorou para que as pessoas percebessem que ela era muito mais do que uma simples fritadeira elétrica. Então, afinal, como usar a airfryer da melhor maneira?
Nela é possível fazer pães, bolos, muffins e diversos outros pratos que não são fritura. Porém, alguns cuidados são necessários para que as receitas funcionem e para que o aparelho não sofra nenhum tipo de dano.
Como usar a airfryer
Que utensílios posso colocar na airfryer?
Se você está em dúvida sobre o que pode ou não colocar na airfryer, siga o princípio básico: tudo o que pode ir ao forno tradicional também pode ir à fritadeira elétrica.
Recipientes de metal, tigelas de cerâmica, refratários de vidro temperado e forminhas de silicone, portanto, podem ser utilizadas sem nenhum problema na airfryer para fazer bolos, tortas, muffins, pudim, etc.
Mas atenção: apesar de ser semelhante ao micro-ondas no que diz respeito à ausência de fogo, a fritadeira elétrica não aceita utensílios de plástico. Lembre-se da ideia inicial de comparar a airfryer ao forno convencional.
Pode colocar papel alumínio na airfryer?
É muito comum ver em receitas na internet o uso de papel alumínio ou papel manteiga no preparo de pratos na airfryer, seja para comportar alimentos ou para evitar sujeira no aparelho. O método, no entanto, não é recomendável pelos fabricantes.
Quando você cobre o fundo da cesta com papel alumínio ou papel manteiga, o fluxo de ar dentro do aparelho é reduzido, prejudicando assim o desempenho da fritadeira. O truque de colocar uma proteção no local onde a gordura é coletada tampouco é indicado, já que também pode atrapalhar o funcionamento da airfryer.
Por fim, caso você acidentalmente ligue a fritadeira elétrica com papel alumínio dentro, sem nenhum alimento, ele pode ser aspirado pelo aquecedor do aparelho e queimar.