Entenda por que você nunca deve voltar a congelar algo que já foi descongelado

por | jul 12, 2024 | Dicas de cozinha

Ao contrário do que muita gente acredita, as baixas temperaturas não são capazes de esterilizar os produtos

Ao retirar um alimento do congelador e deixar com que ele descongele, o retorno dele para o freezer pode ser tentador. No entanto, essa não é uma prática recomendada. Entenda por que nunca se deve congelar a comida que já descongelou de novo.

Posso congelar a comida que já descongelou?

Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos. Por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Marmitas congeladas. (Crédito: Kate Trifo/Unsplash)

De acordo com informações da Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição ( AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, só se pode congelar novamente um alimento caso ele passe por um processo de cozimento antes de voltar ao freezer. Isso porque, quando descongelada, a comida pode ser contaminada e, durante o processo, bactérias tendem a se reproduzir mais rapidamente. Ao recongelar o alimento, então, o processo “preserva” os micro-organismos junto com ele.

Além disso, recongelar comida contribui para a perda de nutrientes, muda a textura e até o sabor dos alimentos, tornando desagradável a experiência de consumi-los.

O recomendável, portanto, é sempre cozinhar de uma só vez todos os alimentos que foram descongelados – e, caso seja necessário recongelar as sobras, basta fazê-lo com a comida já preparada.

Como descongelar alimentos da forma correta

Há duas maneiras seguras para se descongelar alimentos: na geladeira ou no micro-ondas. Se não é necessário usar o alimento imediatamente, basta passá-lo do congelador para a geladeira e deixá-lo ali durante algumas horas, conforme explica Uelinton Pinto, pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC).

Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que não permite multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas – algo que aconteceria caso a comida fosse deixada em temperatura ambiente.

Carne congelada. (Crédito: Olga Drach/Unsplash)

Alimentos descongelados no micro-ondas, por outro lado, devem ser cozidos ou preparados imediatamente após o descongelamento. Em alguns casos, pequenas porções também podem ser descongeladas diretamente na panela, sem necessidade de descongelamento prévio.

Dicas para congelar alimentos