O tão utilizado paninho de pia é uma verdadeira ameaça à saúde da sua família
O pano de prato que você mantém na cozinha pode ser tão prático e eficiente quanto perigoso. Molhado próximo à pia, o acessório se transforma em um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, germes e fungos que podem prejudicar a saúde.
Entenda por que você não deve ter esse hábito e quais os riscos:
Perigos do paninho de pia
Além de ser um erro de higiene, o paninho de pia molhado pode servir como um veículo de contaminação cruzada, pois uma bactéria que vem de um frango ou carne crua, por exemplo, pode ficar baseada na bancada e passar para outros alimentos ou utensílios.
Paninho de pia e de cozinha são contaminados por bactérias
Um estudo da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, analisou 100 panos de prato que haviam sido usados durante um mês e descobriu que 49% deles carregavam patógenos que poderiam causar intoxicação alimentar.
Nessa amostra, 36,7% dos acessórios estavam contaminadas com bactérias coliformes, como a Escherichia coli, responsáveis por causar problemas intestinais.
De acordo com os pesquisadores, esse germe foi encontrado principalmente em paninhos molhados e toalhas usadas para limpar utensílios, secar as mãos, segurar itens quentes e limpar superfícies da cozinha.
Como usar panos de prato com segurança
Os panos de prato ou paninhos de pia são praticamente indispensáveis na cozinha e, tomando certos cuidados, é possível mantê-los no dia a dia sem riscos à saúde.
A primeira orientação é tentar sempre trocar os paninhos diariamente, mas é claro que a frequência pode variar de acordo com o uso. Especialistas ainda indicam ter pelo menos três panos disponíveis para diferentes funções: um para secar as mãos, outro para a louça e um para secar a pia, por exemplo.
Na hora de lavar os panos de prato, nunca misture o acessório na máquina com outras peças ou toalhas. Eles devem ser higienizados separadamente para evitar a propagação de bactérias.