Suas massas não ficam cremosas? Erro comum ao fazer macarrão pode ser a causa

por | jul 20, 2022 | Dicas de cozinha

O hábito de acrescentar um fiozinho de óleo ou azeite na água do macarrão ao cozinhá-lo é antigo – mas, se suas massas não ficam tão cremosas quando o molho é adicionado, este pode ser justamente o problema. Visando deixar o macarrão mais soltinho e impedir que ele grude, muita gente recorre ao óleo – mas isso tira toda a cremosidade da preparação no final.

Erro impede que macarrão fique cremoso

Truque muito recomendado entre quem cozinha, colocar óleo na água do macarrão para evitar que a massa fique grudada realmente tem o efeito desejado, mas traz uma consequência ruim se a ideia é incorporá-la a um molho depois. Isso porque, com isso, a gordura cria uma película em torno da massa.

Macarrão
dagfrida/Istock

Conforme o macarrão fica envolvido por óleo, ele acaba não se misturando tão bem aos molhos. Isso resulta, por sua vez, em um prato no qual a massa fica “separada” do molho – e, é claro, nada cremosa.

Por isso, a ideia é não colocar óleo ao preparar macarrão – e, se houver preocupação a respeito da massa grudar, é possível impedir esse efeito de outra forma. Na hora de colocar o macarrão na água, é importantíssimo que ela esteja bastante quente e borbulhando, já que o movimento da fervura vai impedir a massa de grudar.

Dicas e truques culinários