11 erros culinários que todos cometem achando que é acerto: pudim furadinho e mais

por | jun 27, 2024 | Dicas de cozinha

Veja os delizes mais comuns na hora de preparar, higienizar e guardar alimentos

Mesmo seguindo ensinamentos passados de geração para geração, muitas vezes cometemos erros culinários sem saber. Veja erros que quase todo muito já cometeu durante o preparo, higienização e até armazenamento de alimentos sem saber como isso prejudica a comida:

Erros culinários: hábitos para deixar de lado

#1 Lavar frango

O hábito de passar a carne crua sob água corrente pode trazer riscos à saúde, uma vez que as bactérias se proliferam justamente quando entram em contato com a água. Ou seja: em vez de limpar o frango, o processo pode, na realidade, contribuir para o aumento de agentes causadores de doenças. Além disso, se o alimento estiver contaminado, a pia, a bancada, a louça e outros utensílios presentes na cozinha ficam suscetíveis à proliferação bactérias.

#2 Colocar óleo ou azeite na água do macarrão

Apesar de ser um hábito antigo, adicionar gordura à água do cozimento do macarrão para evitar que a massa fique grudada é um erro. Isso porque a presença desta gordura acaba deixando a massa escorregadia, impedindo que ela absorva o molho. O segredo para evitar que o macarrão fique grudado é colocar o alimento na panela só quando a água estiver bem quente. É a movimentação das bolhas de água fervente que garante a massa soltinha.

#3 Usar liquidificador para fazer pudim

Para fazer um pudim lisinho, o ideal é usar um batedor de arame no lugar do eletrodoméstico. Os furinhos no pudim nada mais são do que bolhas de ar. Portanto, para que ele fique liso, quanto menos agito entre os ingredientes, melhor.

#4 Jogar água fervente no café

Café coado. (Crédito: Goran Ivos/Unsplash)

Até na preparação de um simples cafezinho, erros culinários acontecem – e um deles é o de esperar a água ferver para despejá-la sobre o pó. Isso porque pode fazer com que a bebida perca substâncias que atuam na formação do sabor. A temperatura ideal para o preparo do café é quando a água começar a liberar bolhas de ar do fundo da chaleira.

#5 Colocar sal no ovo mexido quando está cru

Apesar de ser comum, cozinhar ovos mexidos já salgados pode comprometer a textura do prato, além de deixar a cor dele mais apagada e menos brilhante. O truque para o ovo mexido perfeito, portanto, é colocar aquela pitadinha de sal somente quando ele já estiver pronto.

#6 Colocar muita água no arroz

A quantidade de água na panela faz diferença no resultado do cozimento do arroz. Se o líquido é usado em excesso, são grandes as chances de a preparação ficar empapada. Um dos segredos para fazer arroz soltinho é dosar bem os ingredientes: para cada xícara do grão, use cerca de 1 e ½ xícara de água fervente.

#7 Guardar pão de forma em cima da geladeira

O calor do motor que faz o eletrodoméstico funcionar prejudica a conservação e a qualidade do alimento. Para que o pão de forma dure mais, o ideal é que ele fique dentro da geladeira, mas longe de itens molhados.

#8 Virar o bife com o garfo

Bife na frigideira. (Crédito: Deane Bayas/Pexels)

Na hora de fritar um bife, é muito comum manipular e virar a carne com um garfo, utensílio que está sempre à mão. Mas o método não é indicado, já que, ao espetar a carne, o alimento é furado e os líquidos que o deixam suculento vazam, o deixando ressecado. O indicado, por este motivo, é sempre usar uma pinça.

#9 Esperar a comida esfriar antes de guardar na geladeira

Mito antigo, este hábito surgiu porque refrigeradores antigos podiam ser prejudicados quando se guardava alimentos quentes. Hoje, no entanto, isso não é mais um problema – e, além disso, é contraindicado por razões de saúde. Segundo especialistas, não é recomendado deixar alimentos sem refrigeração por mais de duas horas, já que a temperatura ambiente favorece a proliferação de micróbios. Assim, o ideal é não esperar a comida esfriar para armazená-la na refrigeração.

#10 Guardar ovos na porta da geladeira

O hábito de guardar os ovos na porta da geladeira é tão comum que muitos refrigeradores têm até compartimentos especiais para o alimento nesta região. O certo, no entanto, é mantê-los no meio da geladeira – isso porque, na porta, que é frequentemente aberta, há variações frequentes na temperatura. Outro erro bastante comum é lavar a casca do ovo antes de guardá-lo na geladeira. O processo pode enfraquecer a barreira natural da casca contra bactérias e micro-organismos e causar danos à saúde.

#11 Mexer demais a massa do bolo

Ao contrário do que muita gente pensa, bater demais a massa do bolo no liquidificador ou na batedeira não resulta em uma preparação leve e aerada. Muito pelo contrário: mexer demais a massa é o que faz com que o doce fique pesado e solado.

Dicas e truques para evitar erros culinários